25Mar Como investir em parcerias?

Como investir em parcerias?

Investir no nosso negócio nem sempre é uma decisão fácil, isso depende de uma combinação de fatores que tornam a aplicação viável (temperatura do mercado, crédito, rentabilidade do negócio, etc). Mas existe uma forma muito antiga de investimento que muitas empresas perderam na busca do topo do mercado, a parceria.

Formar uma parceria pode ser uma escolha muito boa para seu negócio, o acordo entre duas empresas deve beneficiá-las mutuamente, mesmo que essa troca não seja de recursos iguais. Como exemplo da parceria entre a Samsung e a Microsoft, elas se uniram para venderem televisões e videogames, respectivamente, com o propósito de proporcionar a melhor experiência para amadores de jogos e lucrarem mais.

Apesar de grandes organizações fazerem parcerias por terem produtos complementares, pequenas e médias empresas podem ter vantagens a mais, como:

  • Poder de negociação com fornecedores;
  • Aumento de seu mix de produtos;
  • Abrangência da fatia do mercado;
  • Alcance de outros públicos;
  • Compartilhamento de carteira de clientes.

Fique atualizado com as últimas novidades. Insira seu e-mail e fique por dentro!


Como fazer uma parceria?

Escolha bem com quem você fará uma parceria, seja ela uma empresa, cooperativa, ONG e etc. Avalie se as duas partes ganharão com esse negócio - uma parceria que apenas uma ganha não é uma parceria - e lembre-se de ter um contrato,  é muito importante que cada uma cumpra com suas responsabilidades. Na maioria das vezes uma parceria dura pouco tempo, como aconteceu na campanha de vendas da Samsung e da Microsoft, mas nada impede que comunidades sejam criadas com o intuito de fortalecer setores e até regiões. 

Já pensou em começar uma parceria? Lembre-se, o diferencial do seu negócio é você!