02Out Confira a entrevista com Daniel Scandian, diretor executivo de um dos maiores e-commerce de artigos para casa do Brasil

Confira a entrevista com Daniel Scandian, diretor executivo de um dos maiores e-commerce de artigos para casa do Brasil

Atualmente as inovações tecnológicas estão presentes na vida de bilhões de pessoas no mundo inteiro e isso não é diferente nas organizações. Cada vez mais as empresas buscam se modernizar para aumentar suas vendas e promover uma boa experiência para o consumidor.

Buscando suprir as necessidades do consumidor moderno, o mercado internacional está integrando online e o offline por meio do uso de soluções tecnológicas. O grupo chinês Alibaba, que já chegou a vender 25 bilhões de dólares em apenas um dia, está propondo um novo modelo de negócio buscando potencializar lojas do varejo.

No Brasil não é diferente, a Rede Home potencializa a comunidade de pequenos e médios lojistas por meio de soluções tecnológicas para que eles tenham a mesma capacidade de venda sem estoque e poder de negociação com a indústria que os os e-commerce tem, assim conseguindo competir com as grandes magazines.

Nosso entrevistado dessa semana, Daniel Scandian, é diretor executivo (CEO) e fundador de uma das maiores lojas online de artigos para casa do Brasil, a MadeiraMadeira, e idealizador da Rede Home. Ele conversou com a gente sobre a integração do mercado online e offline e como a comunidade Rede Home trará grandes inovações e benefícios para pequenos e médios lojistas de artigos para casa no Brasil.
Para Daniel os lojistas de lojas físicas só tem a ganhar com essa integração, “Levar a tecnologia do mundo online pro mundo offline é uma grande motivação de vendas, a Rede Home possibilita que o lojista físico tenha os benefícios do e-commerce, como venda sem estoque, sem pedido mínimo e muitas outras vantagens”.

Essa junção entre o mercado online e o offline acontece em função das necessidades do consumidor moderno que busca inovações na hora da compra. Ele compra em ambos os mercados, aproveitando qual traz mais vantagens, experiências positivas e melhores preços.

O consumidor moderno tem acesso rápido e fácil à informação por meio dos smartphones, literalmente na palma da mão. Isso possibilita que o cliente pesquise os preços do produto, que deseja comprar, de casa ou até mesmo durante a compra em uma loja física. “Hoje o cliente entra na loja e ele tá no celular na mão vendo o mesmo produto em uma loja online e conferindo os preços, muitas vezes ele consulta um e compra no outro” como afirma o CEO da MadeiraMadeira.

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Confira a entrevista completa:

Daniel Scandian, é diretor executivo e fundador de uma das maiores lojas online de artigos para casa do Brasil, a MadeiraMadeira. O e-commerce está há 9 anos no mercado e pretende faturar seu primeiro bilhão em 2020. Nessa entrevista Daniel fala sobre a  tendência mundial da conexão entre os mercados, online e offline, e sobre os desafios atuais deles.

Qual a sua opinião sobre a competição entre os mercados online e offline de móveis e artigos para casa?
Daniel: Hoje em dia muitos consumidores pesquisam e compram nos mercados online, mesmo assim a grande maioria de vendas nesse setor está no offline, mais de 90% das compras. A vantagem do mercado online é que ele tem um catálogo de produtos muito grande, um estoque teoricamente ilimitado e um preço mais atrativo. Isso tudo permite os e-commerce façam parcerias com diversas indústrias e venda por todo Brasil. As lojas físicas, offline, tem limitações em seu catálogo e também no seu estoque pela falta de espaço físico.

Mesmo com essas limitações você disse que mais de 90% dos consumidores ainda compram no offline, o que os motiva?
Nós seres humanos somos por natureza dependentes de relacionamentos, do social, e essa relação entre pessoas torna a compra mais prazerosa, ainda mais falando em relação a produtos para casa que é um sonho da maioria de nós. Nossa casa é onde passamos a maior parte do tempo, com a nossa família e é onde recebemos nossos amigos. Essa capacidade do offline do contato próximo com o cliente faz toda a diferença na hora de vender. Mas em breve o offline e o online serão unidos, uma nova forma de vender mais do que produtos, vender valores e experiências.

Então o consumidor busca mais que comprar o produto?
O cliente quer comprar valor e solução e não só o produto, o lojista que tem a oportunidade do cliente ir até a loja e conseguir fazer uma combinação entre valor e solução vai conseguir vender muito mais do que o que só vende o produto, isso que a gente deve sair fora, tem que deixar de vender só produto e vender soluções. A proximidade com o cliente e às vezes até uma amizade com ele conta muito, mas no final nem eu, nem você e nem o consumidor quer pagar mais caro só por um produto. Então a gente levando uma solução que agregue valor ao produto e para a loja mesmo, o consumidor acaba pagando um pouquinho a mais por causa da solução e sai satisfeito. A Rede Home quer ajudar nossos parceiros a deixarem de vender apenas produtos e comecem a vender valor e experiência por meio da tecnologia, os lojistas têm a oportunidade de conseguir isso com a gente e sem custo.

O que o mercado offline tem a ganhar com o online?
Levar a tecnologia do mundo online pro mundo offline é uma grande tendência que já está acontecendo no Estados Unidos e principalmente na China, essa solução possibilita que o lojista físico tenha os benefícios do e-commerce, como um mix de produtos muito maior e a vantagem de não utilizar o estoque. A Rede Home existe justamente para potencializar e oferecer essas soluções para pequenas e médias empresas para que elas tenham a mesma capacidade e mesmo potencial das grandes magazines. Esse nosso propósito genuíno, propósito da Rede Home, que busca unir forças em uma grande comunidade e poder bater de frente mesmo com essas grandes lojas do mercado e alavancar o pequeno e médio lojista.

O que você acha da oportunidade que o mercado offline tem hoje?
O offline é a grande escola do varejo, acreditamos que o relacionamento conta muito, no e-commerce esse relacionamento é um pouco mais frio, distante e você não tem aquela individualidade da conversa entre vendedor e cliente. O e-commerce vai ter que evoluir muito pra atingir isso que existe no mundo físico.  E é aí que vai existir, no mundo inteiro, uma conexão online e offline integrando o melhor que os dois tem pra oferecer. Hoje o cliente entra na loja e ele tá no celular vendo o mesmo produto e conferindo os preços, muitas vezes ele consulta um e compra no outro, a tecnologia e a inovação vão trazer mais clientes e mais vendas para o lojista. É claro que nem todos conseguem trazer essa tecnologia, o Brasil é um país complicado e a gente vem aí com mais de quatro anos de crise e todo mundo tem problema com crédito, quando tem é caro. A Rede Home é feita pra esse pequeno e médio lojista que quer vender mais, pra fazer a democratização desse crédito com taxas menores. Por ser uma comunidade a Rede Home consegue negociações melhores, através da força dessa união que está crescendo dia-a-dia, pra conseguir sozinho só sendo uma grande magazine. Essa ideia de comunidade, de tribo mesmo, de milhares de lojas que é a Rede Home é muito parecida das que vemos hoje na agricultura, grande parte do PIB brasileiro é desse setor e não se via esse tipo de comunidade entre lojistas, esse é o espírito da Rede Home, unir forças para sermos fortes juntos.

O que a Rede Home tem a oferecer ao lojista?
A MadeiraMadeira é uma empresa que sempre se baseou muito em tecnologia, seu crescimento foi através da construção de suas próprias plataformas e em pessoas. A gente conseguiu ter uma velocidade de crescimento maior que alguns varejistas offline e até mesmo que alguns e-commerce, graças a pessoas dedicadas que tem atitude e que gostam de trabalhar com varejo, com tecnologia e com metodologia. Nós temos um alinhamento grande de pessoas com tecnologia e esse é o grande diferencial da MadeiraMadeira. Essa tecnologia que a MadeiraMadeira cresceu muito nos últimos 9 anos, e através da Rede Home levaremos todas nossas soluções, mais de 25 softwares que foram feitos aqui e deram certo, para loja de bairro e todo esse acervo é para potencializar o pequeno e médio lojista. As empresas de tecnologias cobram uma fortuna para desenvolver e deixam na mão do lojista uma solução que não atende o que ele quer. A Rede Home tem a solução customizada para o dia-a-dia do lojista, através dela ele vai ter um mix de mais de 50 mil produtos, esse mix vai crescer ainda mais, tem a possibilidade da venda sem estoque e muito mais. É uma grande oportunidade para os lojistas, a Rede Home é feita e perfeita para o pequeno e médio empresário do ramo moveleiro.