22Fev [Planilha] Entenda como calcular seu mark-up!

[Planilha] Entenda como calcular seu mark-up!

Quando montamos nosso negócio temos uma decisão muito importante a tomar: qual preço cobrar por meu produto ou serviço? Hoje falaremos sobre uma parte muito importante da precificação de produtos e serviços: o mark-up.

Esse índice é, basicamente, a composição entre os todos seus custos e a margem de lucro sobre um produto ou serviço que você oferece ao consumidor. Ele leva em consideração seus gastos para fabricar, comprar, transportar ou qualquer outro custo que envolva o produto em si.

#Dica: Lembre-se que essa composição é muito importante na decisão de compra do consumidor

Confira alguns fatores que afetam diretamente o seu mark-up:

Preços da concorrência

Além de negociar preços com fornecedores e diminuir custos e gastos com um produto, seus concorrentes podem praticar um mark-up menor para vender uma quantidade maior, assim, ganhando mercado. Ou seja, oferecer preço final menor para vender em maior quantidade.

Custo e benefício

Todos consumidores consideram a qualidade de um produto ou serviço antes de comprar, se seu mark-up torna o preço de um determinado item equivalente a um de qualidade maior, o cliente vai preferir comprar o de melhor qualidade.

#Dica: É do mark-up que saem os famosos descontos que todo cliente gosta, tenha uma margem máxima para descontos que não comprometa o reinvestimento em sua loja, a chamada margem de contribuição.

Preço adequado

Diminuir seu mark-up para vender mais nem sempre é bom, seu preço deve ser adequado ao praticado pelo mercado e deve-se somar a experiência de compra oferecida ao seu cliente. Nunca se esqueça do resultado esperado de qualquer negócio espera ter: o lucro.

Demanda

Alguns tipos de produtos e serviços tem um diferencial ainda não tão explorado no mercado, como exemplo, um produto inovador ou linhas exclusivas podem gerar um mark-up muito maior. Isso ocorre exatamente por não existir negócio ou produto similar, por exemplo, um produto exclusivo do seu negócio.

Nosso especialista em inteligência de mercado, Diego Togni, desenvolveu uma planilha básica para você calcular seu mark-up por produto e projetar suas vendas de acordo com a quantidade de produtos vendidos.


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